[RPG VALE]A arte de Mestrar - para não-mestres!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[RPG VALE]A arte de Mestrar - para não-mestres!

Mensagem por Rotieh em Seg Ago 22, 2011 8:10 pm

Há tempos que alguns jogadores vieram até mim para que eu os ajudasse com suas futuras mesas. Ouvi idéias fantásticas ainda inibidas por qual sistema utilizar.

Além disso, a insegurança característica de todo aspirante a mestre.

Hoje eu dei uma lida em um artigo postado na RPG Vale, e estou trazendo-o para cá.

LINK PARA O ORIGINAL:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

O texto (para ler o texto completo, somente no link acima):

A maioria dos jogadores que decidem mestrar uma campanha são tomados por uma certa insegurança, proveniente da duvida de aceitação dos demais jogadores. Fato seja dito para começar a mestrar o não é necessário ter nenhuma Dom, apenas realizamos uma simples equação: Conhecimento de Regras + Bom Enredo = Aventura Épica.

(...)

O assim então formado mestre precisa entender as regras apenas para sanar qualquer duvida de seus jogadores, mas o trunfo principal de qualquer bom mestre não é feito pelo conhecimento completo de regras existentes em todos os sistemas, e sim com a elaboração de um bom enredo e bom manuseio dos fatos que forem ocorrendo na decorrer da aventura.

É importante o mestre colocar os personagens jogadores em situações onde os mesmos influenciarão a historia, deixar bem claro que suas ações benignas ou malignas iram acarretar consequências. Vamos supor que os jogadores precisam salvar uma determinada princesa de uma certa masmorra, e eles a salvam, entretanto no decorrer da viagem descobrem que o rei solicitou o resgate da princesa para dar a mão dela em casamento a um outro rei para unir as nações, isto contra a vontade da mesma. Ficaria a critério dos jogadores levar a princesa para seu futuro desgostoso ou permitir que ela fuja e vá viver como uma camponesa. Isto também acarretaria futuras consequências, sem a princesa os dois reinos ficariam sem diplomacia e resultaria em uma eminente guerra.

Agora, um comentário interessantíssimo postado por Mr.GamerDev:

Um bom contador de histórias. Um mestre deve saber contar uma história. E isso não é tão difícil quanto parece. Contar histórias é algo que temos no nosso DNA, fazemos isso desde que o ser-humano inventou a criatividade. E ele teve muita criatividade ao inventar a criatividade (não resisti, tsss tátá pum).

(...)

Aos iniciantes, dediquem-se a conhecer os principai pontos. Você nunca terá resposta para tudo, então seja honesto consigo e com os outros.
Basta conhecer bem as regras, conhecer bem o enredo. LER o enredo antes é importante. Muitos mestres não lêem as próprias aventuras que vão mestrar. Isso só pode dar merda!

Assim, com o tempo e um pouco de dedicação (tudo na vida exige dedicação pessoal, acordem), logo estará mestrando histórias de sua própria cabeça.
E porque isso acontece?
Porque quanto mais histórias você lê mais tem acervo para sua "biblioteca mental". É assim com tudo na vida. Somos seres de hábitos, quanto mais fazemos, mais ficamos melhores em fazer. Alguns demoram mais, outros menos, mas no fim cada um ganha um significativo avanço em suas vidas quando se dedica de verdade à algo.

Penso que mestrar é o auge do RPG. É delicioso jogar, mas é explêndido montar uma campanha, pensar no cenário, nos NPCs e nas aventuras que aguardam os jogadores!

Todo jogador de RPG deveria completar-se mestrando ao menos um One-shot um dia ^^

Sei que muitos não querem aventurar-se na arte de ser um Mestre, mas este tópico tem como objetivo quebrar aquela barreira que geralmente se forma entre o desejo de mestrar e a consumação deste desejo: a insegurança!

Mestres! O que têm a dizer para nossos futuros Mestres? Dicas? Experiências?

Temos grandes talentos no fórum. Sincero.

Mas ficam detidos muitas vezes pela insegurança, outras vezes pela falta de credibilidade em sua própria criatividade ("mas eu não sou bom em inventar coisas...") ;)

Eu vos digo: as portas de Mestrinor (Mestre + Valinor - terra dos imortais nas obras de Tolkien) estão sempre abertas! Basta querer atravessar o mar para chegar até elas!

E não se preocupe: seus jogadores o ajudarão a remar!

Comentem!
Rotieh

Ver perfil do usuário http://dadoslimpos.forum-livre.com

Re: [RPG VALE]A arte de Mestrar - para não-mestres!

Mensagem por Razar em Ter Ago 23, 2011 4:29 am

Post veio bem à calhar (é assim?).
Desde uns tempos tenho vontade de mestrar, mas quando penso no assunto vem um bando de coisa que me deixa meio inseguro.
Exemplos:
- Existem jogadores que sempre querem estar certos, não importa o quanto o mestre diga que ele está errado, muitas vezes até discutindo com ele. Aí no final o jogador fica com aquela cara de quem comeu limão, os jogadores constrangidos e o mestre... oq fazer? Eu teria mandado ele para aquele lugar e se retirar da mesa, coisa que não ajudaria em nada. Ou simplesmente parado por aí.
- Outra coisa, que já comentei com o Rotieh e ele me disse que na verdade isso só ajuda... Pegar como jogadores, pessoas mais experientes. Morpig irá ser mestre de uma aventura cujo jogadores são: Rotieh, jackads, Lestath e Elendil. Eu não sei quanto a ele, eu ficaria meio "com medo". Os caras jogam RPG antes de eu nascer! (Exageros a parte.)
- "Conhecimento de Regras + Bom Enredo = Aventura Épica.". Além de ter uma imaginação e uma forma de passar isso de forma fantástica. O Rotieh descreve cada cenário de uma forma maravilhosa, detalhes em tudo. Não sei se conseguiria passar tudo que penso em um texto assim.

Bem, e por ai vai. Querer ser mestre, eu quero. Acho que é divertido, e com bons jogadores deve ser dimais! Mas mesmo assim ainda fico meio com o pé atrás.
Porém a única forma de perder esse medo é ir mestrar. Então, é o que eu pretendo fazer =D
Não faço ideia se terá jogadores a mesa, mas vamos lá né xD
Não, ainda não tenho tudo pronto. Mas daqui a pouco deve sair alguma coisa.
Tenham fé em mim xDDDD

Spoiler:

RIP - Delvar Punhodiferro
Razar

Ver perfil do usuário

Mensagem por Rotieh em Ter Ago 23, 2011 4:55 pm

Sempre teremos fé em ti, Razar, meu rapaz!

- Sim, existem jogadores que discutem regras com o mestre. Mas todo (TODO) manual de RPG consta na parte introdutória que o Mestre é o grande Criador e Destruidor de regras, e ele pode moldá-las à sua mercê. Deixe isto claro na primeira sessão de jogo. Infelizmente eu sei que somente isto não resolve.

Quando um jogador discute comigo sobre regras, ele sempre vem em um tom de voz alterado. Eu apenas escuto, sem fazer caras, sem fazer bocas. Ouço com apreensão a reivindicação e vejo se ela realmente se aplica. Se sim, peço desculpas e digo que ele está certo. Se não, eu exponho o porquê. Se eu não sei se está certo ou não, eu peço paciência ao jogador, e explico que, para não deixar o jogo travado, eu pesquisarei o que ele me disse após a sessão, e, se for o caso, a regra citada pelo jogador passará a valer na próxima sessão.

SE o jogador é barraqueiro, e mesmo assim reclamar, e levar tudo para um lado meio pessoal, eu paro a partida e pesquiso na hora com ele, mas não retomo a partida, pois, como dito, o clima fica ruim. Melhor é continuar outra hora.

Todos voltam frustrados, mas a incidência de questionamentos hora diminui, pois mesmo o jogador chato quer jogar, e não arriscará que o mestre pare tudo novamente por sua causa.

Bem, experiência própria. Claro que temos ótimos mestres no fórum com suas dicas únicas ;)

===============

Eu acho muito válido um mestre novato pegar jogadores experientes!

Dependendo dos jogadores (exclua os aproveitadores, estes agente conhece- os combadores!), eles apenas auxiliarão o mestre quando pedirem um teste que foge ao conhecimento do mestre.

Também sabem incentivar, sabem interpretar, o que torna tudo mais gostoso para sua primeira experiência!

=D

Rotieh

Mensagem por Lestath em Ter Ago 23, 2011 5:59 pm

Eu tenho a sorte de ter mestrado para uma galera que joga comigo até hoje. Eles nunca me questionaram em nada, pois aprendemos juntos, e sempre fui eu quem comprei os livros, então era eu quem mais entendia (na visão deles), e portanto minha palavra geralmente é incontestável em minhas mesas (ou eram, visto que não mestro mais em mesa, infelizmetne).

Mas sempre eles me vinham com algum trecho de algum suplemento perguntar se podiam ou não usar tal talento ou equipamento. Eu sempre incentivei, mas sempre fiz assim>

Para que não houvesse um desequilíbrio, sempre eu permitia o uso de suplementos apenas oficiais, e sempre a pessoa que havia pesquisado o suplemento, deveria apresentá-lo aos outros da mesa, para que todos pudessem caminhar juntos em escalas de poder.

Acho bacana que meus jogadores nunca foram tão individualistas... mas é isso xD

Eu estou em uma mesa de um Morpig??

Eu nem sabia! AHUAHWUA

Ver perfil do usuário

Mensagem por Albrecht em Qua Ago 24, 2011 4:05 pm

Post veio bem à calhar (é assim?).

Na verdade o acento grave indicativo de crase não existe devido ao fato de não se colocar artigo antes de verbo Xisdê <= comentário Troll...

Post MUITO bom, 90% das vezes que eu joguei eu fui (tive que) ser mestre. Na minha roda de amigos praticamente ninguém conseguia bolar uma história; montar uma dungeon; ou sequer tinha a paciência de bolar tudo! (o mestre é quem fica com o trabalho mais pesado #FATO).

O único amigo que eu tive que tinha a capacidade de mestrar tratava nossos personagens feito lixo. Exemplo:

*começando campanha de AD&D* Finalizando uma ficha de personagem de nível 1, na hora de "anotar" os pontos de vida (eu sempre permiti que meus jogadores começassem com o máximo de pv) o mestre fala: "todo mundo agora rola o dado de vida. E se cair 1, vai ficar com 1 ponto de vida! Kobolds podem ter 1 pv, por que vocês não podem? Na cara dura comparou nossos queridos personagens com kobolds, ok. A campanha não saiu do papel e somente perdemos tempo...

É claro que nem todos têm a vocação de ser mestre, assim como nem todos têm a de ser jogador! O meu melhor amigo na minha época de 2º Grau era um EXCELENTE mestre! O melhor que já conheci, mas não tinha muita paciência para ser jogador...

Uma coisa é certa: A prática leva à perfeição, minhas primeiras aventuras como mestre devem ter sido ruins, mas as últimas foram épicas. Estou iniciando uma para trazer minha noiva para "o lado negro da força" será que consigo?
Albrecht

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mauth em Ter Ago 30, 2011 7:28 am

Confesso que tormei-me mestre meio que "na força".

Acho que da galera que eu andava na escola fui o primeiro a ter contato com o RPG, graças ao meu irmão, conhecido como Veter aqui no fórum. Depois conheci o Rotieh e e tive a oportunidade de jogar seu sistema Flagh! Foi demais!

Meus amigos da escola também jogaram esse sistema, mas com o Elendil2 narrando (se não me engano). Todos adoraram o jogo. Mas logo depois o Rotieh desapareceu de nossas vidas por um tempo. E ai? Já estavamos viciados nisso, não podiamos parar. A abstinencia foi batendo, até que eu resolvi montar fichas baseadas no Flagh. Pelo menos nas regras básicas.

Bem, foi ai que me tornei mestre. Essa história é bem mais longa e detalhada, mas vou conta-la depois no tópico certo. Hoje eu já mestro por gosto mesmo, não encontramos nenhum outro narrador disposto a montar um grupo por aqui, mas jogadores não me faltam (Moro com 2). Estamos com uma mesa na ativa aqui, D&D 3.5, e pretendo montar meu próprio cenário com influencias Steam Punk.

Concordo que todos deveriam passar pela experiencia que é narrar. A minha dica é preparar a aventura, pensar na história, vilões, e principalmente no maximo de variaveis para as escolhas de seus jogadores.

Deixar as escolhas livres é demais, mas dependendo da equipe, prepare-se para não acontecer nada do que você planejou. A minha atual não é nada Heróica, todos pensam no bem próprio e já fizeram muitas escolhas que eu não esperava. Mas estou colocando a oportunidade de influenciar na história do país em que vivem em suas mãos, fazendo com que eles pensem bem antes de serem totalmente egoistas.

Coisa que eu sempre peço aos meus jogadores é que eles tenham um objetivo na vida do personagem. Assim eles tem algo para motiva-los a continuar lutando, e não ficarem simplesmente matando montros e salvando princesas só pra quebrar a rotina.

Mauth

Ver perfil do usuário

Mensagem por Rotieh em Ter Ago 30, 2011 4:49 pm

Ótima dica, Mauth!

Objetivos!

Antes eu não ligava muito para este lance de objetivos... eu pensava que a aventura iria tragá-los de tal forma que eles lutariam por aquela causa por influenciar diretamente em seu destino.

Geralmente é assim mesmo, mas é muito mais atraente e enriquecedor quando o personagem possúi um lampejo a mais para continuar vivendo!

Um objetivo que o mantenha sempre em frente!

Alguns sistemas tomam isto por necessário, como o SAGA do Star Wars, onde os personagens escolhem um Destino, ou algo que eles deverão cumprir antes de sua morte, o que lhes garante forças para tentar escapar à morte, assim como motivação para erguer seu companheiro exausto e carregá-lo até a Montanha da Perdição, para que seu objetivo possa ser cumprido, mesmo que o resultado seja sua morte (Samwise Gamgi, te louvamos)!!!

Sem contar que é um orgulho imenso quando o Mestre se depara com cenas assim em sua campanha, geradas únicamente pelos jogadores!

Indiscritível sensação de satisfação!

Rotieh

Mensagem por Convidad em Sex Set 02, 2011 8:53 pm

Pessoal, fico realmente feliz por vocês terem captado a ideia. Aproveito a oportunidade para informar que periodicamente postarei novas #Dicas de Mestre.

Qualquer duvida, critica ou sugestão, me passem via Twitter! o/

Abraços a todos!

Convidad
Convidado

Mensagem por Lestath em Sex Set 02, 2011 10:30 pm

Bacana demais ter postado por aqui Razengor!

;)

Minha melhor dica para quem quer ser mestre: Saber aceitar críticas!

Quando perguntar para seus jogadores, espectadores ou outros mestres sobre seu desempenho, peça para que sejam realmente sinceros. Então os ouça com apreensão!

Nunca se é experiente demais para aprender algo novo ;)

Abraços!

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: