Jogos e Educação - Como inserir a tecnologia atraente na sala de aula?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Jogos e Educação - Como inserir a tecnologia atraente na sala de aula?

Mensagem por Rotieh em Sex Out 28, 2011 5:14 pm

Ótimo post no Eugostodejogar, pela Luíza Sabchuk, encontrado via Twitter.

Ela aborda em seu texto a necessidade da inclusão digital no ensino de crianças e adolescentes, e dá dicas de como utilizar mesmo jogos antigos ou de tabuleiro em sala de aula (ou como atividade extra-classe)! Claro que o RPG está inserido.

Em uma passagem do texto, cita:

O que ocorre, porém, é que os alunos estão anos-luz à frente de seus professores (falando de um modo geral): muitos tem computadores em casa e alguns fazem a própria manutenção (os mais ousados aprendem programação por conta própria), sabem mexer em celulares melhor que os pais (muitas vezes acabam ensinando os pais a mexer), jogam videogame nas horas vagas, e quando chegam na escola, não são desafiadas, o professor passa o conteúdo praticamente mastigado, e o cara vai à escola para passar de ano ou para fazer um vestibular!

"Quando chegam na escola, não são desafiadas".

É completamente verídico.

Achei muito interessante a forma com a qual ela trabalha diversas partes do texto, citando jogos nostáugicos, como "Onde está Carmem Sandiego?" - classiquera véi!

Ela insere um vídeo de uma garotinha de 5 anos debulhando no World of Warcraft como Raid Leader. RAID LEADER XD

Ler:

Para quem ainda não conhece esse vídeo, é uma Raid Leader do World of Warcraft de APENAS 5 anos. Para nós que somos adultos e acostumados a jogar RPG, algumas coisas ali são extremamente triviais. Mas para uma pequena garotinha de 5 anos, não. Começa por ela ser uma líder: para ser Raid Leader, o cara tem que ser ousado e entender de estratégia de luta. Nem todos os jogadores de RPG servem para ser bons líderes. Uma criança que tem a capacidade de estabelecer uma estratégia de luta num jogo tão complexo como World of Warcraft é uma criança que vai achar a escola chata. E WoW é um jogo que engloba elementos tão diversos que tanto a garotinha de 5 anos quanto o garotão de 35 estão ganhando cognitiva e intelectualmente enquanto jogam.

Vale muito a pena ler o tópico na íntegra!

Por favor, leiam e comentem por lá, assinando seu nick embaixo juntamente com a tag [Dados Limpos] - Exemplo: Rotieh[Dados limpos]!

Mas comentem!

Por lá e por aqui.

Adoro qualquer iniciativa que tente aproximar a criança e adolescente para a escola.

Manifestem-se, Dados Limpos!

Link:
http://eugostodejogar.wordpress.com/2011/10/28/a-relacao-entre-games-e-educacao-no-mundo-moderno-parte-1/
avatar
Rotieh



Mensagens : 4212

Ver perfil do usuário http://dadoslimpos.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jogos e Educação - Como inserir a tecnologia atraente na sala de aula?

Mensagem por Lestath em Sex Out 28, 2011 7:42 pm

Ótimo post!

Li seu comentário por lá, Rotieh.

A burocracia deve mesmo matar. São estigmas que a sociedade ainda alimenta, medos bobos e preconceitos.

Ainda bem que um dia a nossa geração estará no topo, e será um tanto mais maleável quanto a novas práticas de ensino (e tecnologias!) AIUHDIUAHd

Abraços!

_________________
avatar
Lestath



Mensagens : 898
Localização : Madruguinha!

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum