[D&D] OH My GOD! 5ª Edição Anunciada!!!

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: [D&D] OH My GOD! 5ª Edição Anunciada!!!

Mensagem por Rotieh em Qua Ago 15, 2012 10:02 pm

Sim, uma pena mesmo.

Mas está tudo tranquilo, somos pessoas de pouco tempo disponível. QUando a versão beta sair por completo, quem sabe? ;)
avatar
Rotieh



Mensagens : 4212

Ver perfil do usuário http://dadoslimpos.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [D&D] OH My GOD! 5ª Edição Anunciada!!!

Mensagem por Rotieh em Qua Set 05, 2012 4:28 am

UP!
D&D NEXT

Andei lendo as críticas, e posso separar e comentar algumas interessantes. Seguem:

O D&D que todos conhecemos ainda está no coração do D&D Next, talvez até mais do que antes. Entre todas as edições até o momento, jogadores da 4ª Edição talvez sintam um pouco mais perdidos, uma vez que entre as edições 3.5 e 4.0 houve uma quebra forte de muitos paradigmas, se distanciando dos seus predecessores e tambem do seu antecessor. A nova edição tem forte caracteristica de herança, tomando somente o melhor de cada edição em um sistema bem integrado. Você continua rolando 1d20 para escalar uma pedra, e o mesmo 1d20 para acertar um orc. Você ainda rola um dado de dano dependendo da sua arma ou da magia usada.

Então aonde estão as novidades?

Elas estão lá, mas parecem um tanto sutis. O D&D Next está apostando na simplicidade que temos em versões anteriores à 3.5, mas com elementos que permitem um jogo "rápido" do D&D 4e.

Vamos às alterações?

Advantage e Disadvantage: [...] em vez de incontáveis bônus de terreno, circunstancias e outros tantos fatores, vários dos bônus no jogo foram unificados em uma forma simples e pratica. Caso você tenha advantage ou disadvantage, você lança 2 dados de 20 lados ao invés de um só. No caso de advantage, você pode pegar o melhor resultado, enquanto um jogador com disadvantage deve se contentar com o pior dado. E se você tiver ambas? Então você volta à marca de 1 único dado e seja o que for!

Achei interessante. Acaba com o eterno "+2 / -2" da regra mestra número 1. Também acaba com mil fatores (pelo que entendi) de cobertura e tudo mais.

Antes, se um inimigo tinha cobertura, devia-se calcular a porcentagem de cobertura para saber a chance de acerto. 1/4 de cobertura, 1/3, 1/2, 3/4 e assim vai... era cansativo.

Acertar esqueletos com flechas? Um d100 era rolado antes, 50% de chances da flecha passar por entre suas costelas e deixá-las intactas!

Está no telhado? Cálculos e cálculos de bônus de angulação, altura e distância? Nada mais disso.

Bem, isto tira o realismo em alguns pontos, mas eu acho uma aposta positiva.

Então... Selo Moreirão Aprova!

Pericias: O sistema de pericias foi completamente modificado! Não haverá mais uma tediosa lista de pericias para se preencher, em que a maioria nunca será usada. Agora, além do jogador poder escolher uma classe e uma raça, o jogador poderá escolher um background, que representa um pouco da sua vida passada e quem você é por traz da armadura de cota+2. A escolha do background irá refletir nas skills, conferindo +3 de bônus em 3 categorias de skill diferentes. Um personagem com background de soldado teria +3 em intimidação, percepção e sobrevivência enquanto um Padre teria diplomacia, sentir motivação e conhecimento religioso. E para as outras skills? Quer escalar um paredão ou empurrar uma pedra? Teste de força. Convencer o guarda desinteressado? Teste de carisma. Nessa nova versão, jogadores com bônus em pericia serão vitais para que o grupo possa avançar!

Basicamente mesclaram o sistema One Ring (que vinha com kits prontos de perícias e atributos dependendo dos backgrounds) com o AD&D e anteriores da Wizz...

Aparentemente pegaram as principais perícias, as outras fizeram como forma de teste de atributo direto, como conhecemos bem das versões 2e ou anteriores (ou no próprio Old Dragon).

Não sei... o lance de Background pronto pode desagradar alguns, e acho que as perícias poderiam ser cortadas direto, talvez. Alguns detestam jogar sem elas, outros dizem que ladinos e bardos vivem exclusivamente para elas (os chamados especialistas), mas se funcionou perfeitamente bem no AD&D, não tem porque criticar uma escolha por este caminho.

Ainda assim, é um avanço.

Selo Moreirão se sente Irrelevante!

Ações em combate: Uma ação padrão, uma de movimento, uma ação menor, e mais outras tantas, correto? Nada disso! Os jogadores agora terão uma única ação para fazer qualquer coisa e uma ação para se mover, favorecendo partidas mais simples e dinâmicas. Conjurar uma magia, acertar um inimigo, se esquivar, se esconder, auxiliar um aliado, tudo custa uma ação, salvo raras exceções.

Ações para deixar uma partida rápida.

Bravo!

Selo Moreirão Aprova!

Furtividade: Ladinos serão presenteados com um sistema mais fácil e cômodo para cravar facas a torto e a direito ou para roubar a chave do minotauro alerta. O sistema se divide em: 1) O inimigo não consegue te ver de forma nenhuma e você quer se esconder? Você já está escondido! Ou 2) Existe uma chance de um ou mais oponentes te verem? Se você tiver um mínimo de cobertura (uma mureta baixa, uma sombra densa ou mesmo um barril) basta um teste de destreza. A partir desse ponto, seu teste de destreza vale como uma Classe de Dificuldade para testes de percepção de oponentes. Até que alguém te descubra (ou você parta parta para o ataque), você não precisa fazer mais nada. Um teste.

Ótimo para ladinos. Péssimo para monstros. Se manterem os bônus absurdos do ataque furtivo da edição 4e e removerem as penalidades para utilizarem (como prometem), ladinos provavelmente darão mais dano que qualquer outra classe.

Mesmo assim, adoro quando a mecânica valoriza a interpretação e não a matemática.

Selo Moreirão Aprova!

Descansos: novamente se inspirando na quarta edição, o D&D Next traz consigo o sistema de Descansos curtos e Descansos longos (Long e Sort Rest).

Herança da 4ª edição. Péssimo, inexplicável, mas funcional.

Infelizmente um descanso longo recupera TODA sua vida. Se você foi perfurado por uma lança no estômago, teve as costelas arrancadas ou foi acertado pelo martelo de um anão furioso, é só dormir e pronto!

Plim!

Curado!

Sei lá... sou ainda muito favorável à época que ganhava-se 1 ponto de vida por dia descansado ao relento, 2 por uma noite em uma taverna aconchegante, 3 com acompanhamento médico e coisas assim.

Selo Moreirão Desaprova!

Magias: é perceptível o cuidado que o D&D Next terá com magias para que conjuradores possam aproveitar o jogo sem roubarem a cena. Elas voltam a funcionar como eram antes do sistema de powers, usando magias por dia e magias preparadas. no entanto uma nova categoria de magias entra em vigor: as magias menores. Elas vão funcionar como as magias a vontade (“At-will”) presentes na quarta edição. Magias simples que conjuradores podem passar o dia todo conjurando sem se preocupar, não ocupando recursos. Adeus ao mago nível 1 com bestas de mão.

No Forgotten Realms os magos já possuiam ataques que não necessitavam de cargas ou coisas assim. Seus cetros disparavam rajadas de energia semelhantes aos Mísseis Mágicos (Dardos Místicos), e era uma maravilha!

Foi só uma passagem para regra oficial!

Magos em jogos Hi-Fantasy (como o D&D defende) devem mesmo mostrar seu poder! Antes, no lvl 1, um mago mal podia acender uma fogueirinha que já tinha que descansar ou não usar mais Mãos Flamejantes naquele dia... Não que eu seja contra um cenário menos fantasioso, ou mesmo um cenário cuja magia é mais complexa (Raistlin que o diga!), mas convenhamos que muitos jogadores se frustram com seu mago desprovido nos níveis iniciais...

Isto se prova com o sistema Dragon Age da GreenRonin! O mago é bem explorado por lá ;)

Selo Moreirão Aprova!

São alguns dos pontos!

Em breve mais ;)

Manifestem-se!!!
avatar
Rotieh



Mensagens : 4212

Ver perfil do usuário http://dadoslimpos.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [D&D] OH My GOD! 5ª Edição Anunciada!!!

Mensagem por Elendil2 em Qua Set 05, 2012 6:56 pm

concordo plenamente com as opnioes do Rotieh, como sabia q eu aprovaria kkk

parece q eles estao fazendo um bom trabalho e ouvindo os fãs, pois ja tem mudanças positivas em relação aos primeiros testes... quanto ao descanso curto e longo nada q uma regrinha caseira nao adeque ao gosto de cada um...

a unica coisa q realmente nao pode ter é aquele lance de recuperar o folego da 4e, num tem nem stamina nem nda kkk

_________________
avatar
Elendil2



Mensagens : 1878

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [D&D] OH My GOD! 5ª Edição Anunciada!!!

Mensagem por Rotieh em Qua Set 05, 2012 7:41 pm

O descanso curto recupera um número x de dados de vida referente a sua classe e nível, e pode ser usado durante as batalhas, como "pulsos de cura" dos clérigos e paladas...

Para mim é a mesma coisa que retomar o fôlego, que foi um termo utilizado pelo Tio Nitro para tentar explicar o uso do descanso curto durante a batalha =/
avatar
Rotieh



Mensagens : 4212

Ver perfil do usuário http://dadoslimpos.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [D&D] OH My GOD! 5ª Edição Anunciada!!!

Mensagem por Lestath em Qua Set 05, 2012 11:52 pm

Magias, Yeah! ;)

Estou ficando muito interessado.

Acho que vou me inscrever para receber o material.

QUem sabe, não? ;)

_________________
avatar
Lestath



Mensagens : 898
Localização : Madruguinha!

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [D&D] OH My GOD! 5ª Edição Anunciada!!!

Mensagem por Rotieh em Qua Out 10, 2012 5:01 am

UP!

Foi lançado hoje mais um pacote de playtest para a próxima iteração do D&D, mas desta vez foi um arquivo complementar que não trouxe grandes modificações ao sistema e classes. A principal novidade fica por conta da inclusão do novo conceito de itens mágicos que a Wizards pretende trabalhar na nova edição de seu RPG. O conceito é explicado resumidamente no artigo Legends & Lore publicado hoje e mais especificamente no novo documento disponibilizado no playtest chamado “Magic Itens”, que além destas explicações encontradas em suas 27 páginas traz as tradicionais listas de itens.

FONTE E TEXTO COMPLETO: http://www.rpgarautos.com.br/dd-next-novo-pacote-de-playtest/

Manifestem-se! Este feriado vou baixar!
avatar
Rotieh



Mensagens : 4212

Ver perfil do usuário http://dadoslimpos.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [D&D] OH My GOD! 5ª Edição Anunciada!!!

Mensagem por Boromir em Qua Out 10, 2012 4:53 pm

Eu me inscrevi, tenho direito a baixar o material novo.
Se quiser eu passo o pacote para que você não tenha que passar pela burocracia!

_________________
avatar
Boromir



- Torneio de Justa
Mensagens : 429

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [D&D] OH My GOD! 5ª Edição Anunciada!!!

Mensagem por Rotieh em Sex Out 12, 2012 4:39 pm

Faça isso, Boromir!

Será fantástico!

Quem sabe nas mesas online não conseguiremos testar? ;)
avatar
Rotieh



Mensagens : 4212

Ver perfil do usuário http://dadoslimpos.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [D&D] OH My GOD! 5ª Edição Anunciada!!!

Mensagem por jackads em Dom Out 21, 2012 5:06 am

Bom, aproveitando que o tópico é sobre D&D, embora seja especificamente sobre a 5ª ed, mas enfim, estou com o manual de D&D (ou AD&D?) da Grow aqui no pc, me traz boas lembranças, aliás foi o primeiro D&D (ou AD&D?) que joguei, e também o primeiro (e único) que mestrei.
Aliás, essa campanha que joguei foi a maior campanha que conseguimos jogar aqui, durou meses e nossos personagens conseguiram conquistar muitas riquezas... Eu realmente nunca vou me esquecer dos domingos em que nos reuníamos para jogar, cada um daqueles amigos nunca serão esquecidos, embora atualmente não tenhamos mais contato infelizmente, a maioria se mudou de cidade e outros sumiram.

Enfim, eu não sei como funciona as regras do fórum aqui para postar as coisas, eu também não sei como são os direitos autorais desse livro já que é tão antigo e nem é vendido mais há 20 anos, eu posso postar ele pra galera do fórum?

Quer dizer, não que seja alguma raridade ou seja tão difícil encontrar na internet né. o_o
Atualmente estou atrás de material de Karameikos, se alguém tiver alguma coisa e puder "ceder"... :D

_________________
Exemplo de Ficha Storyteller:

Nome: John McCain, Idade: 26, Conceito: Advogado Frustrado - Justiça/Orgulho

Atributos
Inteligência 2, Raciocínio 3, Perseverança 2
Força 1, Destreza 2, Vigor 3
Presença 3, Manipulação 3, Autocontrole 2

Habilidades
Mentais: erudição 4, informática 2, investigação 3, política 2
Físicas: briga 1, condução 2, esportes 1
Sociais: expressão 3, intimidaçao 1, manha 1, persuassão 1, socialização 1

Outras Características
Vitalidade 8, Força de Vontade 4
Moralidade 7, Tamanho 5
Deslocamento 8, Iniciativa 4, Defesa 2

Armas
Nenhuma

Equipamentos
Relógio de pulso, maleta de documentos, roupa social, carteira de advogado, carteira de motorista, chaves do apartamento, smartphone
avatar
jackads



Mensagens : 463
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [D&D] OH My GOD! 5ª Edição Anunciada!!!

Mensagem por Lestath em Dom Out 21, 2012 6:01 pm

Eu tenho tudo do Karameikos cara! Tudo que saiu por estas terras e algum material de fora (livros físicos mesmo), um material de primeira!!

E as boxes que saíram no Brasil foram todas de AD&D. D&D original nem chegou a ser comercializado do Brasil! Conhece bem quem teve contato com alguém que tinha o material ou importou da europa.

Ao menos eu não me recordo da primeira edição sendo vendida aqui, só posterior ao AD&D que eu pude conhecer!

Fora isso, é proibido ainda divulgar links de material que ainda seja protegido por lei aqui no fórum, mas se quiser mandar pra mim por PM eu vou gostar!

AIUhaiuaiUHIAUUIAWH

_________________
avatar
Lestath



Mensagens : 898
Localização : Madruguinha!

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [D&D] OH My GOD! 5ª Edição Anunciada!!!

Mensagem por jackads em Dom Out 21, 2012 8:20 pm

ehaushdai vou te mandar um pm depois então! XD

Alguém pode me tirar uma dúvida sobre "dados de vida"?
Tipo, exemplo que um clérigo tem 1d6 dados de vida no primeiro nível...
Isso quer dizer que ele terá o resultado de 1d6 pontos de vida para sempre, ou ele tem 1d6 pontos de vida por dia?

Tipo, ele tem 1d6 dados de vida, eu rolo o dado e tiro 1, meu clérigo vai ter 1 ponto de vida para sempre? Ou eu rolo o dado de vida uma vez por dia, por exemplo?
Eu sinceramente não entendi isso muito bem, não vejo sentido e nem acho justo, por exemplo, o personagem passa de nível e ganha mais 1d6 dado de vida, aí ele tira 1 denovo, então quer dizer que depois de tantas e tantas aventuras, tantos e tantos combates e experiência, ele só ficou 1 ponto de vida mais forte? tsc

Como funcionam os dados de vida exatamente? O livro não explica direito... =/

PS: Nem fiquei sabendo que tinham lançado um terceiro filme de Dungeons and Dragons esse ano. o_o

_________________
Exemplo de Ficha Storyteller:

Nome: John McCain, Idade: 26, Conceito: Advogado Frustrado - Justiça/Orgulho

Atributos
Inteligência 2, Raciocínio 3, Perseverança 2
Força 1, Destreza 2, Vigor 3
Presença 3, Manipulação 3, Autocontrole 2

Habilidades
Mentais: erudição 4, informática 2, investigação 3, política 2
Físicas: briga 1, condução 2, esportes 1
Sociais: expressão 3, intimidaçao 1, manha 1, persuassão 1, socialização 1

Outras Características
Vitalidade 8, Força de Vontade 4
Moralidade 7, Tamanho 5
Deslocamento 8, Iniciativa 4, Defesa 2

Armas
Nenhuma

Equipamentos
Relógio de pulso, maleta de documentos, roupa social, carteira de advogado, carteira de motorista, chaves do apartamento, smartphone
avatar
jackads



Mensagens : 463
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [D&D] OH My GOD! 5ª Edição Anunciada!!!

Mensagem por Rotieh em Seg Out 22, 2012 1:19 am

Olá Jackads!

Primeiramente o Lestath tem razão: a Forumeiros proibe a dispersão de material fora da lei, e obedecemos a esta política.

Os pontos de vida são rolados apenas quando subimos de level.

Geralmente no primeiro level você utiliza apenas o maior número do dado mais o valor do seu modificador de constituição.

Exemplo:
Gothmog tem 16 de constituição, ou seja, +3 de modificador de cons.

Ele é guerreiro, então usa 1d10 como dado de vida.

No primeiro level ele tem 13 pontos de vida (10 + 3).

Compreendido?

Ele pode dormir e tudo mais que os PVs dele continuarão em 13.

QUando ele passar para o level 2 (depois de muuuuito jogo), ele rolará 1d10 e somará o resultado ao modificador de constituição DE NOVO.

O resultado disto será somado ao 13 que já havia!

Exemplo:
Gothmog subiu para o lvl 2 e rolou 1d10. O resultado foi 5.
Gothmog tem agora 21 pontos de vida!

5 (rolou no dado) + 3 (Mod. Cons) + 13 (PVs que já tinha).

Maravilha? ;)
avatar
Rotieh



Mensagens : 4212

Ver perfil do usuário http://dadoslimpos.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [D&D] OH My GOD! 5ª Edição Anunciada!!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum