Como esvaziar sua mesa.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como esvaziar sua mesa.

Mensagem por Albrecht em Qui Ago 23, 2012 4:05 pm

Bom dia gente boa do Fórum.

Hoje trago mais um post (desta vez longo, para vocês sentirem saudades do tempo em que fiquei sem postar...) para discussão deste bom povo do Dados Limpos. Sempre vemos tutoriais de como enriquecer a mesa e etc. Hoje faço uma proposta diferente! Faremos uma lista (Não-taxativa, óbvio) de coisas irritantes que mestres e/ou jogadores fazem que irritam profundamente. Vamos a elas:

1- Mestres:

- Trate seus jogadores (os personagens deles) como lixo! Aliás diga ao menos o lixo pode ser reciclado. Dar a qualquer um deles um destino glorioso como: Ser o escolhido para acabar com o mal, ser descendente de um grande guerreiro, o herdeiro de um legado. Tudo isso é besteira! Aliás, deixe bem claro que "kobolds" têm a mesma prioridade que eles.

- Carnifina SEMPRE! Ao fim de uma missão se ao menos uma boa parte do grupo não morreu (de preferência de forma injusta) significa que a missão ainda acabou! Onde já se viu em uma missão "mortal" ninguém morrer? Você não vai permitir isso vai?

- Destrua laços! Sabe quando o jogador se apegou ao personagem que aprende a desenhar só para exteriorizá-lo? Então. Mate-o de forma bem cruel. Não se esqueça de dar algumas risadas bem na frente do jogador. Se acrescentar um "dedo apontado" seguido de um "Ha-Ha! Seu queridinho personagem morreu" melhor ainda! Aliás, formas para matar existem aos montes. Como mestre é seu dever selecionar a mais apropriada (leia-se injusta).

- Não deixe seus jogadores se exibirem! Essa é ótima! Você pode não matá-los para prolongar o sofrimento e aflição como todo bom psicopata faz. Sabe as habilidades especiais dos personagens? Arrume uma forma de eles não conseguirem usar nunca! Usar "silence" em todo começo de luta no mago é um ótimo exemplo. O guerreiro tem força alta? A cada 2 passos ele "estranhamente" vai pisar em armadilhas que drenam a força. O clérigo simplesmente não percebeu que seu símbolo sagrado caiu dos seus bolsos assim não pode usar "turn undead" justo quando uma horda de zumbis saem do túmulo - Trágico (Sr. Omar mode *on*)!

- Os encha de elefantes brancos! Quer dar uma arma mágica? Dê uma amaldiçoada! Tipo: Ela aumenta um pouco de nada o ataque e aparece automaticamente na mão do dono em cada luta e o faz lutar até a morte! Dê um amuleto de proteção a paralisia - mas é extremamente importante que nenhum inimigo possa paralisar! - assim que ele se livrar do item em questão (por ter vendido ou preferencialmente ter sido roubado) coloque 15 inimigos com a habilidade de paralisar em cada esquina. Apenas lembre-se de falar: "poxa, que pena que você perdeu seu amuleto..."

- Coloque os jogadores no chinelo! Eles precisam saber que não são nada demais. Nada mesmo! E para demonstrar isso a eles SEMPRE que houver um combate contra um chefe ou qualquer peleja mais importante eles PRECISAM ser derrotados com facilidade e ser salvos por um NPC. Enalteça que se não fosse pelo seu espetacular NPC eles nunca teriam sido vitoriosos! Faça isso em pelo menos 70-90% dos combates.

- Trapaceie nos dados! Jogue sempre o dado contra uma parede ou contra um lápis. Se o resultado for bom, mantenha. Se for ruim diga: " batei no lápis. Vou rolar de novo". Aliás, como você é o mestre ninguém vai ter autoridade para te questionar.

- Seja carrasco! Acompanhe cada rolamento de dado dos jogadores. Se ele rolou 1 de HP no dado pro lvl 1, azar o dele! Goblins podem ter 1 pv, por que ele não pode? Caso o dado esbarre em algo siga o exemplo acima.

- Faça com que seus jogadores não gostem dos personagens! Faça uma campanha com personagens prontos e entregue aos jogadores as figuras que menos combinem com eles! Sabe aquele seu amigo que só joga de bárbaro meio-orc? Ele vai jogar com um elfo-bardo-andrógeno. E não se esqueça de exigir interpretação!

- Não cumpra horários! Chegue pelo menos meia hora atrasado em cada jogo! Mas não se esqueça de ligar de 5 em 5 minutos avisando que vai chegar em 3 minutos! Afinal de contas, você é o todo poderoso que teve o trabalho de fazer toda a campanha. Eles têm a obrigação de ficar à sua disposição!

- Improvise SEMPRE! Alguns mestres conseguem fazer aventuras fantásticas apenas improvisando! Mas não estou falando disso. Quando os personagens tiverem a opção de escolher entre 2 ou mais baús/portas/alternativas sempre diga que está anotado o que existe em cada. Mas tenha a certeza de dar a eles o pior prêmio ou a maior penalidade possível entre as alternativas! Complemente com um "que pena... Olha o que vocês perderam".

Seguindo esta lista, sua mesa ficará vazia em no máximo 1 semana! Qualquer jogador com um mínimo de amor próprio não aguentaria muito tempo e passaria a observar a grama crescer com todo o prazer do mundo! Vamos agora às atitudes dos jogadores!

2- Jogadores:

- Seja um chorão! É hora do drama! Comece dizendo o quanto fulaninho causa a mais de dano que você agora que ele adquiriu uma espada + 1 e que você precisa de algo equivalente e blá blá blá! Interrompa o mestre para lembrá-lo de suas exigências.

- "Stand up comedy"! A cada 5 minutos faça uma piada envolvendo (de preferência ridicularizando) algum ponto do game. A piada nem precisa ser tão boa. O que conta mais é a interrupção e a quebra do "clima".

- Ridicularize as referências! Seu mestre é fã de "Eragon" e fez uma campanha baseada nos livros e no mundo da série? Não se esqueça de enfatizar os processos de plágio, o quanto você achou ridícula a série e o quanto seria melhor se ele se baseasse em algo mais original como "O senhor dos anéis". Faça isso a cada referência que ele fizer ao livro ou sua história.

- Combe o personagem ao extremo! Mas faça de uma forma que seu personagem fique 3-4x mais forte que o resto do time junto! Mas lembre-se de jogar na cara dos outros jogadores o quanto você é forte e eles são uns fracotes!

- Se gabe bastante! Conseguiu enfrentar um chefe/sub-chefe e por acaso o boss nem te acertou? Jogue isso na cara do mestre! Faça "dancinhas" e fique gritando "Perfect" para lá e para cá!

- Seja advogado regras SEMPRE! Como assim o mestre está usando sua prerrogativa de posição para alterar o funcionamento das regras? Levante-se e enfio o dedo na cara dele, dizendo que ele está trapaceando e que você nem ninguém tem que aceitar isso! O sucesso depende da paralisação da mesa por pelo menos 10-15 minutos.

- AFK Sempre na hora errada! Se você joga online, depois do tempo que todos ficaram AFK juntos para ir ao banheiro ou beber água, assim que todos os jogadores retornarem você fica AFK e diz que volta em "breve" de preferência faça em algum momento crucial que precisem de você online para prosseguir no jogo!

- Coloque defeito em tudo! Desde o detalhe mais simples da campanha até os personagens dos jogadores. Seja um detalhista e aponte todos os defeitos! Termine falando mal da casa do mestre e do lanche oferecido por ele! E se ele não ofereceu nada, acuse-o de tentar matá-lo de fome!

- Não cumpra horários! Análogo a atitude do mestre descrita no tópico anterior.

- Acuse o mestre de plágio! Sempre que você encontrar alguma referência, seja ela a "Senhor dos Anéis", "Naruto" ou qualquer coisa. Explicite que você sabe de onde ele copiou e que ele não possui o mínimo de criatividade e precisa ficar "roubando" a idéia dos outros!

- Cuspa no prato que comeu! Após aquela aventura/cena épica que todos adoraram, diga: "bem legalzinho, mas já vi várias melhores..." Acrescente um tom de deboche para um perfeito aproveitamento!

Seguindo esta lista você será expulso da mesa em pouquíssimo tempo! Seja pelo mestre ou pelos outros jogadores!

ATENÇÃO: O MSDL (Ministério da Saúde Dados Limpos) adverte: É altamente recomendável ser faixa-preta de ao menos 2 artes marciais distintas e ser bem parrudo para seguir a risca esta lista insana! Sob risco de ser espancado por uma legião de jogadores furiosos! Não aplicar a mesma na presença de homicidas e psicopatas em potencial!

Brincadeiras a parte: Conte aí o que achou! Acrescente algo! Narre ocorrências da sua mesa com alguma situação parecida! Até breve!

_________________
Spoiler:
Regras são diretrizes sugeridas, não éditos invioláveis.
Se elas dizem que você não pode fazer algo, você pode.
Não existem respostas oficiais, apenas opiniões oficiais.
Quando os dados entram em conflito com a estória, esta sempre tem precedência.
Trapaças e abusos não são problemas do jogo, mas dos jogadores.
O Mestre tem autoridade total no jogo.
O mestre sempre trabalha com, e não contra, os jogadores.
Um jogo que perdeu a graça não é mais diversão - é um sacrifício.
Quando o livro de regras não tiver a solução, invente!


Acompanhe uma aventura baseada nos mundos de Final Fantasy!
Link: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
avatar
Albrecht



Mensagens : 84

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como esvaziar sua mesa.

Mensagem por Rotieh em Sex Ago 24, 2012 12:12 am

Já falei que suas idéias para posts são geniais? ;)

Um manual de como errar! Maravilha! XD

Para mestres:

Seus jogadores são coadjuvantes: Sempre que os jogadores nutrirem a esperança de que seus personagens são peças fundamentais para a resolução épica de uma trama, faça algo para mudar. Se eles estiverem a ponto de derrotar o maior vilão de todos os tempos, quando faltar um pouco só para o desfecho, faça aquele NPC convencido que eles detestam surgir e "salvá-los". Se eles estiverem para defrontar uma grande trama política, faça com que sejam apenas os garotos de recados. Se eles tentarem encontrar o artefato perdido, já foi encontrado. Eles jamais serão os principais em sua campanha.

Persiga um jogador: Se são 6 inimigos, mas um deles é capitão com quatro níveis de dificuldade acima dos demais, é este quem irá atacar seu perseguido. Se estão todos tentando passar por um quarto onde o poderoso ogro surdo está dormindo, ele acorda no momento em que seu perseguido passa em frente a ele. Se seu perseguido conseguir um grande resultado, finja que não estava vendo e exija que ele role novamente o dado. Se um meteoro cair aleatóriamente no seu mundo, ele irá destruir o artefato mágico do seu protegido. Cachorros irão urinar nele e sempre cobre muito caro dele. Use magias que fazem perder níveis, que arrancam permanentemente algum atributo, principalmente se for carisma. Assim sim.

;)

Ótimo tópico!

xD
avatar
Rotieh



Mensagens : 4212

Ver perfil do usuário http://dadoslimpos.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como esvaziar sua mesa.

Mensagem por Albrecht em Sex Ago 24, 2012 2:10 am

Já falei que suas idéias para posts são geniais? ;)

Eu estava com essa ideia guardada há algum tempo. Estudando mais e programando maptools acabei ficando com menos tempo livre para postar.

Obrigado pelo elogio. Isso me faz querer colocar mais alguma idéia no forno ;)

_________________
Spoiler:
Regras são diretrizes sugeridas, não éditos invioláveis.
Se elas dizem que você não pode fazer algo, você pode.
Não existem respostas oficiais, apenas opiniões oficiais.
Quando os dados entram em conflito com a estória, esta sempre tem precedência.
Trapaças e abusos não são problemas do jogo, mas dos jogadores.
O Mestre tem autoridade total no jogo.
O mestre sempre trabalha com, e não contra, os jogadores.
Um jogo que perdeu a graça não é mais diversão - é um sacrifício.
Quando o livro de regras não tiver a solução, invente!


Acompanhe uma aventura baseada nos mundos de Final Fantasy!
Link: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
avatar
Albrecht



Mensagens : 84

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como esvaziar sua mesa.

Mensagem por Lestath em Sab Ago 25, 2012 4:50 am

AUhdiaWUHDAIUWHdiUH

O tópico é perfeito!!!

AIUdhaiWUHDAIWUDHIAUWDHaiuWDh

Vou tentar contribuir por experiência própria:

Acanhadores de Mestres: Quando o mestre fizer a melhor interpretação da vida dele, faça uma piadinha estúpida e ridicularize-o. QUando ele fizer papel de um NPC feminino, sarreie. QUando ele descrever uma cena épica, boceje. Quando ele tentar dar um clima épico para uma batalha, só role o dado com desdém ou fique empilhando os d6. Quebre o clima, e o clima jamais voltará quando o mestre ficar acanhado.

IAUDHiuaWDHiuWAHD

Issae!!!

_________________
avatar
Lestath



Mensagens : 898
Localização : Madruguinha!

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como esvaziar sua mesa.

Mensagem por Boromir em Dom Ago 26, 2012 2:12 am

rsrsrs

O tópico está mesmo ótimo!

Infelizmente não me veio muita coisa à mente para contribuir com ele!

Mas que fique registrado aqui que li tudo e ri litros aqui!

Um tópico às avessas! A idéia é genial!

rsrs

_________________
avatar
Boromir



- Torneio de Justa
Mensagens : 429

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como esvaziar sua mesa.

Mensagem por Dark em Dom Ago 26, 2012 2:41 am

Ótimas dicas que seguirei na minha próxima mesa! xD

Ótimo tópico, cara, mas um lembrete: quando criar outro tópico maravilhoso sobre rpg e dicas para mestres ou jogadores, pode criá-lo diretamente neste fórum. Movi este e seu outro tópico para Palavra de Mestre. =D


Rotieh escreveu:Persiga um jogador: Se são 6 inimigos, mas um deles é capitão com quatro níveis de dificuldade acima dos demais, é este quem irá atacar seu perseguido. Se estão todos tentando passar por um quarto onde o poderoso ogro surdo está dormindo, ele acorda no momento em que seu perseguido passa em frente a ele. Se seu perseguido conseguir um grande resultado, finja que não estava vendo e exija que ele role novamente o dado. Se um meteoro cair aleatóriamente no seu mundo, ele irá destruir o artefato mágico do seu protegido. Cachorros irão urinar nele e sempre cobre muito caro dele. Use magias que fazem perder níveis, que arrancam permanentemente algum atributo, principalmente se for carisma. Assim sim.

VOCÊ FEZ ISSO COMIGO! XD

_________________
Ficha Pokémon:
[center]

EXP/HPY
Charmeleon: 30/35
Pidgeotto: 33/20
Growlithe: 32/22
Haunter: 29/20


Primeira insígnia conquistada!

-Nome: Oliver Warwick

-Força: 1
-Habilidade: 2
-Precisão: 1
-Resistência: 1
-Vantagens: Bom senso (+1)
-Desvantagens: Fúria (-1)
Vaidade (-1)
-Perícias: Doma (+2)
-Pokédinheiro: 1.820

- Pokémon: EXP/HPY
-Squirtle:21/41
-Abra:08/26
-Aipom:07/16
avatar
Dark



Mensagens : 2738

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como esvaziar sua mesa.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum